Pesquisa personalizada

quinta-feira, 25 de março de 2010

O cusco do Tio Assis

Conta a história que o Tio Assis, campeiro véio das bandas da Bossoroca, se aventurou em uma caçada pros lados da costa do rio Ibicuí, coisa mui cuiuda, e foi levando com ele seus apetrechos de caça, mais ou menos quatro espingarda calibre 12, vinte caixas de cartucho, dois facão dos "três-listra", quinze garrafão de canha com mel e seu inseparável cusco "Rasga Bucho", um guaipeca magro queném canela de sabiá, mas que o Tio Véio dizia que era o cachorro mais corajoso, raçudo, macanudo, bagudo e taura das 4 bandas do rio Uruguai (A banda oriental, a ocidental, a "de cima" e a "de baixo", segundo a classificação do Tio véio).
Pués que, depois de 60 dia longe de sua tapera, voltou pra casa montado no lombo do tordilho véio, mas solito, sem seu guaipéca. No mesmo dia o tio véio aparece triste, desolado, meio choroso, pra tomar uma canha forte no bolichão do Zé Pedroso, cumpadre e meio contra-parente da irmã do tio, no que o Zé pergunta apressado:
- Mas que que houve cumpadre véio! Tá triste por demais tchê! Brigou com uma das tuas china que tá assim xirú??
- Não cumpadre Zé, foi meu companheiro, meu cusco Rasga-Bucho que morreu... Morreu na caçada cumpadre!!
- Mas cumé que morreu?
- Foi uma onça cumpadre! Me acredita que eu sai de madrugada do acampamento pra dar uma limpada na buchada, me acroquei perto dum pé de angico e tava castigando umas macega quando o cusco começo de latir... Eu não podia cortar o serviço no meio, então quando dei conta da obra sai correndo de atrás do bicho... Pois não é que o animal tinha encontrado uma onça, e eu ali, só de cerolão e sem minha espingarda, e o cusco tava lá, olhando olho-no-olho com a bicha véio e rangindo os dente! E quando o taura me viu fico todo cuiudo, correu pra cima da endiabrada e deu uma latida, mas uma baguala duma latida, inté eu que conheço o cusco me correu um frio na espinhaço... Pués a bichana, quando ouviu o latido, começo de fugir cumpadre, deu uns 7 passo pra trás, se ajoelho, começo a chora, se cagou tudo, rezou três "padre-nosso", chamou a mãe e já tava cavocando o buraco pra sepultura quando o Rasga-Bucho se agarrou de dente na goela da coitada... Pobre da infeliz, não pode nem dar um miadinho, caiu dura queném lingua de bêbado!
E o cumpadre Zé, meio desconfiado da história, pergunta:
- Mas cumpadre, tu não tinha me dito que teu cusco que tinha morrido?
E o tio:
- Mas foi isso mesmo compadre, o cusco morreu... Morreu engasgado... Ele quis engoli a onça inteira duma vez só, e quando tinha engolido já pra além da metade da tinhosa uma ripa da costela da bicha quebrou e se atravessou no bucho do cusco, e não teve quem desengasgasse o infeliz, tchê!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário